SISTEMAS DE PROTEÇÃO
ATERRAMENTO ELÉTRICO
Aterramento Elétrico
O aterramento deve estar presente como fator de extrema necessidade em instalações elétricas. Esse sistema garante a segurança em termos de utilização das cargas e evita problemas graves que possam ocasionar transtornos a vida de pessoas.
O que é aterramento elétrico?
Segundo as normas da ABNT, aterramento elétrico significa colocar as instalações e os equipamentos no mesmo potencial, de modo que a diferença de potencial entre a terra e as instalações sejam o menor possível. Sendo de suma importância garantir o funcionamento adequado das instalações e a segurança quanto aos fenômenos elétricos que possam comprometer o funcionamento dos equipamentos e que possam colocar em risco a segurança dos colaboradores envolvidos.
O sistema de aterramento projetado deve prevenir contra choque elétrico através do contato humano com a carcaça (parte metálica) de equipamentos com falha no isolamento. Os padrões deverão ser adotados e especificados de acordo com NBR 5410 e NBR 5419 (normas técnicas da ABNT).
O Grupo Kobe está sempre em busca de aperfeiçoamento dos sistemas de aterramento, sejam eles existentes em uma indústria ou projetados por nossa engenharia. Utilizamos uma ferramenta muito poderosa para cálculo de malha de aterramento chamada TecAT 6 plus, capaz de efetuar o dimensionamento de malhas de terra para subestações elétricas, distribuição primária e secundária, telecomunicações, proteção atmosférica (SPDA) e baixa-tensão.
Solicite uma cotação por e-mail, clique no link ao lado.